Simulado Detran PR

A autoescola é um processo que deixa muitos brasileiros ansiosos, afinal é através dela que conseguimos – ou não – a tão sonhada CNH, que nos permite dirigir de forma legal por todo o país.

Porém, com tantas aulas, exames e provas finais, tirar o documento de habilitação não é uma tarefa fácil: é preciso muita dedicação e foco para passar de primeira e conseguir a CNH sem complicações.

Nesse contexto, pensando em ajudar o candidato, Detrans de todo o país desenvolveram plataformas onde o cidadão pode testar seus conhecimentos e se preparar para as provas teóricas da autoescola, garantindo a aprovação nos exames.

Simulado Detran PR


Simulado Detran PR provas

Com o simulado Detran PR, o futuro condutor pode fazer provas específicas baseadas no conteúdo real do exame de motorista, a fim de testar seus conhecimentos e verificar sua capacidade para a hora da prova oficial.

O projeto conta com uma ferramenta exclusiva para estudantes da autoescola, que desejam tirar a primeira habilitação ou simplesmente renová-la.

O simulado Detran PR busca ambientar o candidato ao sistema de avaliações, deixando-o mais preparado para os exames finais. O melhor de tudo é que o teste pode ser feito diretamente do conforto da sua casa, via internet.

Quer saber como essa ferramenta funciona? Então continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre o simulado Detran PR.


Como funciona o simulado Detran PR

O simulado Detran PR é, em linhas gerais, uma prova preparatória que auxilia o candidato nos estudos, comparando seu nível de conhecimento e aplicando-o em uma avaliação similar à apresentada pelo Detran para as autoescolas.

A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de ajudar os futuros condutores a treinarem seus conhecimentos e se prepararem para o exame teórico final, que determina se o motorista irá tirar ou não a CNH.

O simulado é baseado na prova aplicada pelo Detran, trabalhando conteúdos exclusivos, retirados do banco de dados do próprio órgão de trânsito, com enfoque na Legislação de Trânsito e suas normas que viabilizam um ambiente seguro, tanto para pedestres quanto para motoristas.

Ao todo, a prova conta com 30 questões objetivas de múltipla escolha, que devem ser realizadas em até 50 minutos, conforme as instruções da plataforma do Detran PR. O exame é feito completamente pela internet, através do servidor do órgão de trânsito do Paraná.

Além disso, o conteúdo da avaliação varia de acordo com a modalidade do condutor, ou seja, se é a primeira a habilitação, renovação ou ACC.


Simulado Detran PR online

Como você pôde ver, o simulado Detran PR é uma ferramenta disponível somente via internet, através do site do Departamento de Trânsito do Paraná. Dessa forma, você pode encontrar o exame digital no link.

Veja como fazer o simulado Detran PR:

Como fazer o simulado Detran PR

Treinar antes do exame final da autoescola pode ser algo muito importante para a sua futura aprovação. Portanto, se você deseja testar os seus conhecimentos, o simulado Detran PR com toda a certeza é uma ótima opção.

O acesso a prova online é simplificado e não requer o preenchimento de dados ou muita burocracia. Por isso, basta acessar o endereço mostrado acima e ler com atenção as instruções da página antes de começar o exame.

O simulado Detran PR consiste em uma prova de 30 questões objetivas de múltipla escolha, que trabalham assuntos como a Legislação de Trânsito e suas regras. Além disso, o exame também possui um tempo limite, de 50 minutos. Assim, caso o candidato não finalize neste período, ele é considerado reprovado.

Por fim, a aprovação no exame depende do total de acertos do condutor, sendo necessário atingir o mínimo de 70% no teste – o que corresponde a 21 questões corretas.

Sendo assim, para fazer o simulado Detran PR é só estar preparado, com o conteúdo na ponta da língua, para solucionar as questões e provar o seu conhecimento da Legislação de Trânsito.


Simulado Detran PR questões

O simulado Detran PR possui 30 questões objetivas e de múltipla escolha, retiradas e sorteadas, de forma aleatória, do banco de dados do órgão de trânsito nacional.

O conteúdo do teste varia desde questões mais específicas à mais abrangentes, trabalhando as leis de trânsito e suas aplicações no dia a dia.

Simulado Detran PR questões


Tipos de simulados Detran PR

Na hora de fazer o simulado do Detran PR, você perceberá que existem três modalidades de prova: para primeira habilitação, renovação ou ACC. Isso acontece porque para cada tipo há um conteúdo específico e direcionado, com enfoque nas necessidades de cada motorista.

Assim, é preciso atentar-se na hora de realizar o simulado Detran PR e assegurar que a opção selecionada corresponde a sua modalidade de CNH.


Simulado Detran PR para imprimir

Além disso, para aqueles que preferem ter em mãos os conteúdos para estudar, também é possível solicitar a impressão do simulado Detran PR após sua conclusão via internet. Para isso, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Imprimir” ao final do processo.

DetranParana

O DetranParana é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.