Como validar CNH digital PR

A Carteira Nacional de Habilitação, popularmente conhecida como CNH, atualmente está disponível também no formato digital (Carteira Digital de Trânsito). Isso foi feito, principalmente, para tornar a vida dos condutores muito mais prática.

O grande problema, entretanto, é que a validação desse documento eletrônico era algo bastante complexo.

A boa notícia é que os órgãos responsáveis pela validação da CNH tornaram o processo muito mais simples, e neste post você vai aprender como validar a CNH digital PR.

Como validar CNH digital no Denatran

Essa simplificação foi feita em parceria do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Com essa novidade, os condutores não precisam mais ir até o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e também não precisam mais do certificado digital.

Quem pode fazer a CNH Digital PR?

Para conseguir obter a CNH digital, é necessário que a sua carteira de motorista tenha sido emitida após maio de 2017. Isso porque depois desta data as CNHs contam com um Código QR na parte interna, o qual é fundamental para todo o processo. Depois, é claro, existem outros passos importantes até chegar na validação do documento.

É válido ressaltar também que o aplicativo da CNH digital PR tem um sistema de segurança para ser acessado somente pelo proprietário do smartphone. É isso mesmo. Tudo para realmente garantir que é a própria pessoa que está acessando o documento.

Afinal de contas, e se o celular for roubado? Não pode ser qualquer um que consiga ter acesso ao documento, não é mesmo?

Quer saber mais sobre esse assunto e aprender como validar a CNH digital no Denatran?

Então continue acompanhando este conteúdo até o final e lembre-se: não é mais necessário ir até o Detran para fazer a validação.

Veja as instruções e tenha uma boa leitura!

O que é necessário para validar a CNH digital PR?

Caso não saiba, a CNH digital pode ser gerada de forma gratuita, utilizando apenas o smartphone. Quer coisa mais prática?

Depois de ter feito o download do app Carteira Digital de Trânsito e a ativação do documento, a Carteira Digital de Trânsito pode ser acessada até mesmo sem que o celular esteja conectado à internet.

O único fator que não era tão prático era o fato de o motorista precisar ir até o Detran para fazer a ativação ou usar um certificado digital – que é difícil de emitir e também é bastante caro.

No entanto, como tudo está em constante mudança, hoje ficou ainda mais fácil de conseguir a CNH digital.

Utilizando um serviço disponibilizado pelo Denatran, não é mais preciso ir até o Detran ou ter um certificado digital para conseguir validar o documento digital.

É por isso que logo abaixo você vai conferir um passo a passo completo de como validar a CNH digital no Denatran.

App CNH Digital PR

O app CNH Digital oficial é desenvolvido pelo governo brasileiro e pode ser identificado pela imagem abaixo:

app cnh digital

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

A CNH Digital é a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação e possui o mesmo valor jurídico da respectiva versão impressa. A versão digital traz vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade para o motorista.

Passo a passo para validar a CNH digital PR

Chegou o momento de aprender como validar a CNH digital no Denatran e conseguir ter acesso a esse documento eletrônico de forma ainda mais prática.

A dica antes do passo a passo é colocar em prática cada etapa assim que você faz a leitura do artigo.

Dessa forma, a chance de ficar perdido ou de esquecer alguma parte é muito pequena.

Acompanhe o passo a passo:

Passo 1: Baixe o app da CNH Digital

Em primeiro lugar, é preciso fazer o download do aplicativo oficial da Carteira Digital de Trânsito (CDT) (versão para iOS aqui e versão para Android aqui).

Passo 2: Faça o cadastro da CNH Digital

Baixou o aplicativo? Então próximo passo é fazer o cadastro no aplicativo. O acesso é realizado através da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal – gov.br, portanto é necessário clicar no botão “Entrar com gov.br” para se cadastrar (caso você já tenha cadastro no gov.br, informe o seu CPF e senha para prosseguir).

Passo 3: Confirme o cadastro

Durante o cadastro será solicitado um e-mail. É muito importante fornecer aquele de uso diário, afinal o sistema da CNH digital te mandará um e-mail com um link. Só é possível ativar o cadastro abrindo o e-mail e clicando neste link. Portanto, fique atento (a).

Passo 4: Faça o login

Após ter ativado o cadastro, é só voltar no aplicativo e fazer o seu login informando CPF e senha.

Passo 5: Baixe a CNH Digital

O próximo passo é baixar a CNH Digital para o seu smartphone. Selecione a opção “Habilitação” e depois clique em “Toque para baixar sua CNH”.

Passo 6: Informe os dados da CNH

Na tela seguinte, você deve informar os dados da sua CNH; é necessário digitar o número de registro da CNH e o código de segurança da CNH.

cnh digital

Passo 7: Cadastre a chave de acesso

Para adicionar a CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito é necessário criar uma chave de acesso. Essa chave é composta por 4 dígitos. Ela é necessária para evitar o acesso indevido de terceiros às informações da CNH caso o seu aparelho seja perdido ou furtado. Após cadastrar a chave, você poderá fazer também o cadastro para acessar a CNH Digital por biometria.

Após finalizar o cadastro da chave de acesso/biometria, a sua CNH estará liberada para ser consultada pelo aplicativo sempre que você desejar.

A CNH digital tem a mesma validade da CNH impressa?

A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa, sendo assim se alguém for parado por uma fiscalização e apresentar a CNH pelo smartphone não tem nenhum problema. Na verdade, é a mesma coisa de mostrar a impressa.

A única questão é que é fundamental estar sempre com a bateria do celular carregada, caso prefira andar apenas com o documento digital.

DetranParana

O DetranParana é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.